Capilaridades

Exposição na UnB promove a beleza do cabelo afro

Até esta quarta-feira (15) o público poderá conferir, na galeria expositiva da Biblioteca Central da UnB (Campus Darcy Ribeiro/Asa Norte),   a exposição Capilaridades. Idealizada por alunos do curso de museologia da UnB a mostra  promove a  beleza do cabelo afro e busca estimular a discussão sobre racismo na estética e em outras áreas.  

Composta por 30 obras de oito fotógrafos, artesãos e artistas plásticos jovens – a maioria brasilienses, negros, alunos ou ex-alunos da UnB -,  a mostra possui fotografias, pinturas, esculturas e vídeos. Também estão inclusos materiais produzidos pelo canal de YouTube,  Alma Preta, e  da websérie Empoderadas, que tratam da luta contra o racismo.

Como extensão da mostra, os universitários promoveram, em maio, três debates sobre racismo no Centro Educacional 416, escola pública de Santa Maria. Cerca de 70 alunos de três turmas de ensino médio participaram da ação.

A universitária Flávia Mendes diz que a recepção foi positiva e que alguns secundaristas já debatiam questões como a transição capilar, do alisado para o crespo. “Os alunos foram muito participativos. Algumas estudantes fizeram depoimentos emocionados sobre a importância de um referencial positivo para decidir usar os cabelos naturais”, diz.

A visitação acontece das 8h às 23h.

(Foto: Janine Moraes/Divulgação)

Fonte: G1

Brasília, 13 de junho de 2016