Charles Mayer: Percurso Poético
Charles Mayer: Percurso poético é o nome da exposição que ocupa as galerias CAL e Acervo da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), a partir de 23 de março. Com curadoria de Átila Ribeiro Regiani, a mostra será composta por pinturas, gravuras, cartazes e desenhos do artista gaúcho radicado em Brasília.

Pintor, artista gráfico, cenógrafo, desenhista, fotógrafo e professor, Charles Sebastião Mayer nasceu em Porto Alegre, em 1933 e chegou em Brasília em 1969. Professor da UnB durante 22 anos, uma de suas maiores contribuições acadêmicas foi a reestruturação do Instituto de Artes da universidade.
Átila Regiani diz que a exposição funciona como um resgate histórico e crítico, pois Mayer fez parte de uma geração de artistas da Capital que, aos poucos, está desaparecendo da memória cultural da UnB e da cidade. “A mostra chama a atenção para essa questão”, enfatiza.
Na exposição, as paisagens e pinturas abstratas de Mayer vão estar acompanhadas de algumas obras de seus contemporâneos, como Douglas Marques de Sá, Lígia Freitas e Cathleen Sidki. Artista premiado, Mayer trouxe grandes contribuições às artes plástica e gráfica.

Antes de ser professor da UnB, Mayer ensinou desenho e publicidade na Universidade de Santa Maria. Trabalhou como cenógrafo na TV Piratini de Porto Alegre e começou nas artes gráficas como planejador gráfico do Serviço Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. Faleceu em 28 de julho de 2013, em Brasília, aos 80 anos.








