Mês da Consciência Negra

Ontem, dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia da Consciência Negra, a data que faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, é celebrada nacionalmente. O mês foi organizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a sociedade civil. A programação está voltada para a discussão da temática e conta com uma série diversificada de eventos que ocorrem até dia 25 de novembro.

 

Espetáculo Mosoró Dayó. Divulgação.

O objetivo do Mês da Consciência Negra no DF é dar destaque à cultura afrodescendente, fornecer informações acerca de leis e direitos, prevenir o racismo e promover o debate sobre o tema. Entre as atividades estão debates, palestras, capacitações, espetáculos e desfiles.

A coordenadora destaca o espetáculo Mosoró Dayó, apresentação do grupo artístico Obará, que vai ocorrer nos dias 22 e 23. Por meio da dança, teatro e cantos em iorubá, o show expressa a cultura afro-brasileira e discute a participação do negro na sociedade.

Desfile. Divulgação.

Programação

Sernegra

A Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra), com exibição de filmes como Mulheres negras: projetos de mundo e Das raízes às pontas, além de roda de conversa com as diretoras Day Rodrigues e Flora Egécia.

Data: 20, 21 e 23 de novembro
Horário: 16h (domingo), 9h30 (segunda-feira) e  9h30 (quarta-feira)
Local: Cine Brasília
Entrada franca

Semana cultural da Consciência Negra

Uma série de atividades culturais serão realizadas na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS) abordando a temática da igualdade racial e o combate ao racismo. Realização: Secretaria de Cultura e Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. Parceria: Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social,Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.    

Data: 21 a 25 de novembro
Local: Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS) 

Capacitação de servidores do GDF

Instituir medidas de prevenção e enfrentamento ao racismo institucional, fomento à valorização da pluralidade etnicorracial em instituições públicas e privadas.

Data: 21 a 25 de novembro
Horário: 10h
Local: Escola do Governo

Espetáculo Mosoró Dayo — Grupo Obará

Trazendo aos palcos a nossa ancestralidade por meio da corporeidade, o Grupo Cultural Obará realiza uma nova temporada com o espetáculo que apresenta dança, teatro, cantos em iorubá e a música para falar do negro e da cultura afro-brasileira.

Data: 22 e 23 de novembro
Horário: 15h
Local: Teatro Unip Ulysses Guimarães (SGAS Quadra 913, s/nº, Conjunto B)
Entrada franca

Palestra Racismo Institucional

O evento tem como objetivo a capacitação para servidores do Metrô sobre a promoção da igualdade racial, bem como difusão do conhecimento básico a respeito de normas e leis pertinentes ao combate ao racismo institucional, com o professor Mário Theodoro.

Data: 23 de novembro
Horário: 10h.
Local: Auditório da Sede do Metrô-DF (Av. Jequitibá, 155, Águas Claras)
Entrada franca

Desfile Beleza Negra

A iniciativa tem como missão o combate ao racismo e à discriminação no mercado da moda e na mídia de um modo geral.

Data: 23 de novembro.
Horário: 17h
Local: Estação Central do Metrô – Rodoviária do Plano Piloto
Entrada franca

Fonte: sites Radios.ebc, Correioweb, Cultura.df

Brasília, 21 de novembro de 2016
Núcleo de Comunicação Social da CAL