Fabiano Borges
Violonista faz um belo passeio pela sonoridade da América Latina, no Instituto Cervantes
Depois de uma série de viagens pela América Latina e surpresas constantes, o violonista brasiliense Fabiano Borges reuniu essa experiência em um disco duplo. As 26 faixas que formam ¡Latinoamérica! poderão ser apreciadas pelo público no concerto que o músico apresenta dia 23 de setembro, às 20h, no Instituto Cervantes, em Brasília, dentro do programa Guitarríssimo.
Gravado em nove meses, em Brasília e Córdoba (Argentina), o disco apresenta ritmos como o landó, gêneros afro-peruano, e wayno, muito comum em certas regiões da América Latina, bastante típico do Peru, de onde vem também a marinera, ritmo emblemático da costa do país; o gato e a chacareira do norte da Argentina; o son, gênero de origem cubana e hoje comum no Caribe e na América Central, e ritmos brasileiros como o choro, o samba e um pouco de frevo e maracatu.

Foto: Wagner Rodrigues
Assim como os gêneros musicais que o artista descobriu nos últimos seis anos através das andanças pelo continente americano, boa parte de seus compositores são também nomes que pouco circulam pelo território brasileiro. No repertório de Borges têm composições de artistas como o cubano Franz Castillo e o argentino Julian Plaza, mais contemporâneos, e outros mais antigos, como Cachilo Diaz (1905-1967), que se empenhou em divulgar a música folclórica argentina nos anos 1940 e 1950. Muitas das faixas são de violão solo, mas, há também participações de violino, clarineta e gaita. Há, ainda, um belíssimo quarteto de violão na faixa Apanhei-te cavaquinho, de Ernesto Nazareth, e para a Suíte nordestina, ele misturou o violão de sete cordas e a percussão.
A Suíte brasileira, com duas faixas, Brasília e Rio de Janeiro; a Suíte sudamericana, que inclui o landó e um tango; Brumas, do peruano Mario Orozco, homenagem explícita a Baden Powell, e Estudo de concerto nº 2, do também peruano Mario Zedog peça em homenagem ao violonista paraguaio Agustín Barrios, também estão no disco.
Serviço
Concerto com o violonista Fabiano Borges
Dia 23 de setembro (sexta-feira), às 20h
Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907 - Lote D - Asa Sul)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00. Vendas: 1 hora antes,  no próprio Cervantes
Fonte: Instituto Cervantes e Correio Brasiliense
Brasília, 19 de setembro de 2016
