Teatro de Animação
Começou, neste final de semana (03 e 04), a Temporada Funarte de Teatro de Animação. A mostra, que vai até 2 de outubro, traz uma seleção de teatro de bonecos e de animação de diversas regiões do Brasil, além dos espetáculos acontecerá um debate com Humberto Braga, presidente da instituição.
O evento conta com 32 apresentações, que ocorrerão em dois pontos do Eixo Monumental de Brasília: a feira de artesanato da Torre de TV e o Complexo Cultural da Funarte. Dentre os grupos selecionados, estão brincantes e mestres mamulengueiros de Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O objetivo é levar ao público brasiliense – adulto e infantil – um panorama desse campo artístico, com toda a diversidade de estéticas e temáticas que ele expressa em cada uma das cinco regiões brasileiras.
 
Mestre Zé Lopes e seus mamulengos. Foto: Eric Gomes.
O Nordeste ganha destaque no evento, que presta, especialmente, uma homenagem ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco), reconhecido, em 2015, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Romance do Vaqueiro Benedito. Foto: Divulgação.
Para além das 32 apresentações previstas, a temporada, que tem produção da Cia. Voar – Teatro de Bonecos – busca o fortalecimento, a difusão e o debate sobre o teatro de formas animadas, nas suas manifestações tradicionais e contemporâneas.
A roda de conversa, que conta com a presença de Humberto Braga, presidente da Funarte, acontece no dia 23 de setembro, uma sexta-feira. O debate pretende discutir sobre os rumos do teatro de bonecos no Brasil.
Programação completa: http://www.animafunarte.com/home.html
Serviço
Local:  Torre de TV e o Complexo Cultural da Funarte
Data:  3 de setembro a 2 de outubro
Hora: horários diversificados 
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Fonte: Site da Funarte, G1
Brasília, 5 de setembro de 2016
