Cena Contemporânea

Em sua 17ª edição, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília começa no próximo dia 23/8, e vem com a proposta de ocupar os espaços. O momento é simbólico para o debate da cultura na política do Brasil e as ocupações, que tiveram papel de protagonismo nos últimos meses, agora são ressignificadas com as apresentações que ocorrerão em diversos lugares do DF.

Este ano, a programação explode na cidade e investiga as poéticas e as políticas do espaço, ocupando teatros, galpões, casas, museus, galerias, boates, barco e territórios do próprio tecido urbano. Ao longo de duas semanas o público poderá transitar entre oito  produções internacionais vindas da Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Uruguai; 12 criações nacionais (Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e oito  trabalhos do Distrito Federal, além de oficinas e dos debates que integram os Encontros do Cena.


Performance Cegos.  Foto: Eduardo Bernardino

Entre os destaques da programação, estão Caranguejo overdrive (foto no alto da página), da carioca Aquela Companhia de Teatro; o argentino La Wagner, do diretor Pablo Rotemberg; Cegos, do Desvio Coletivo, de São Paulo e  A  gruta da garganta, da companhia espanhola La casa incierta.

Do ponto de vista temático e daquilo que ocupa os discursos, são criações que exploram conflitos no seio das dinâmicas familiares; desafiam os limites das definições de gênero, as formas e os formatos do amor, a inventividade no trato com narrativas mitológicas, o real e seus recortes, as transcrições da literatura; e tantos outros vetores de tema e discurso que o espectador irá identificar no seu trânsito – e na sua deriva – pelas vias, avenidas e praças do festival.


Espetáculo Noite-Circolando. Foto: Jose Caldeira

Neste ano, a comissão de curadores foi composta pelo ator Chico Sant’Anna, pela professora Márcia Duarte, por Samuel Araújo, ator e gerente do Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga Norte), e pelo diretor e ator Similião Aurélio. A venda dos ingressos para os espetáculos começou na última quarta-feira (3/8). Os bilhetes poderão ser adquiridos pela internet, por telefone — em ambos os casos, pagando taxa de conveniência — ou na Central de Ingressos (Brasília Shopping).

Serviço
Locais: Teatro Funarte Plínio Marcos, Caixa Cultural, Teatro Garagem do SESC, Galeria Athos Bulcão, Museu Nacional (Auditórios e Mezanino), espaços alternativos.
Data: 23 de agosto a  4 de setembro
Horário: 19h, 20h e 22h
Entrada franca

Informações: www.cenacontemporanea.com.br

Fonte: Site do Cena Contemporânea, Correio Braziliense, Metrópoles
Brasília, 8 de agosto de 2016