Alma brasileira
Exposição na França mostra a diversidade da arte naif no Brasil
Brasil Naïf, uma viagem na alma brasileira/ Fantaisies brésiliennes é o nome da exposição em cartaz no Museé International d´Art Naïf Anatole Jakovsky, em Nice, no sul da França. Aberta em 9 de junho, a mostra exibe uma seleção de obras de 50 artistas de maior destaque na arte naïf brasileira.
A iniciativa partiu do marchand e galerista, Jacques Ardies, franco-belga radicado no Brasil há 40 anos, proprietário da galeria homônima, e que há 37 vem se dedicando ao segmento e que responde pela curadoria da mostra. Por ocasião do evento, Ardies lança a versão em francês de seu novo livro L´art naïf du Brésil.
Estabelecendo a ordem cronológica dessa arte no Brasil, a exposição conta com nomes de relevância no setor como José Antônio da Silva, Sílvia Charleo, Chico da Silva, José de Freitas, Rosina Becker do Valle e Iaponi Araújo tem trabalhos expostos, bem como os novos e atuantes artistas: Helena Coelho, Rodolpho Tamanini Netto, Malu Delibo, Cristiano Sidoti, Isabel de Jesus, Maria Guadalupe, Ana Maria Dias e Barbara Rochlitz.
Os temas são amplos e complementares, englobando vários aspectos: da música de Villa-Lobos ao samba popular, as cerimônias de candomblé, as partidas de futebol, plantações de milho e o frenesi das cidades.

Com a exposição, Ardies visa proporcionar uma visão geral da riqueza e da diversidade da arte naïf brasileira com uma coleção de pinturas representativas por diferentes artistas já reconhecidos, complementada por uma seleção de telas contemporâneas de autores ainda ativos. “Tudo isso leva a uma coleção de pinturas de surpreendente testemunho da diversidade do Brasil, encantadora e atraente”, conclui o curador.
A exposição fica em cartaz até 03 de outubro deste ano.
Fonte: Canal DiverCidades/ site Select
Brasília, 23 de junho de 2016









 
	