Brasília pelas lentes de Jean François Rauzier

O fotógrafo presta homenagem a Oscar Niemeyer no 56º aniversário da cidade

Está em cartaz no Museu Nacional da República,  até o dia 5 de junho, a exposição de hiperfotografias do francês Jean François Rauzier, que traz uma   visão própria do artista sobre o Plano Piloto. 

As imagens produzidas são manipuladas em computador, demonstrando as visões desde paisagens e arquitetura até ambientes da cidade, populares e trabalhadores. Rauzier iniciou a produção em agosto de 2015, quando clicou as fotografias usadas nas colagens. 

“Hiperfotografar Brasília é um exercício de estilo, um processo delicado. Eu precisava, portanto, ir mais longe, antecipar, buscar a vanguarda, prestando homenagem assim ao espírito emblemático da cidade-obra de Oscar Niemeyer”,  esclarece o francês.

As obras geradas a partir da técnica de hipercolagem dialogam com cubismo, mosaico, surrealismo, barroco e a escultura bidimensional. As 34 imagens proporcionam ao espectador reconhecer e descobrir edifícios e ícones da cidade como a Catedral, a Biblioteca e o Senado. 

A exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 9h às 18h30, no Museu da República.Além de Brasília, o artista realizou trabalho semelhante no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Fontes: Alô Brasília/ Correio Web