Paisagem em contorno

Coletiva na Funarte reúne nove artistas de Brasília

Por meio de fotografias, vídeos, objetos e instalações, a exposição À vista – Paisagem em contorno estabelece não só relações possíveis entre o olhar do espectador e a paisagem, mas, também, suas implicações com o entorno. Com curadoria de Marília Panitz, a mostra reúne propostas estéticas em diferentes suportes apresentadas pelas artistas visuais Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo.

Selecionada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais Funarte (Brasília),  a exposição é composta por  obras que convidam ora à contemplação, ora à construção da paisagem, oferecendo um amplo panorama a ser percorrido. A expressão “à vista”, explicam as expositoras, sugere a forma com que cada artista e cada visitante percebe a paisagem ao redor e demarca esse contorno, a partir do ato de olhar.

L'air de montagne - 2016 videoprojeção. Foto: karina Dias

A expografia idealizada por Marília Panitz  pretende criar uma narrativa entre as obras das nove artistas. A curadora lembra que enquanto a paisagem nos períodos renascentista e barroco expressava ideias transcendentais, na linguagem contemporânea ela trata de oferecer uma experiência maior que ver o panorama, é estar nela, fazer parte dela. “Parte dos trabalhos são voltados à pesquisa da matéria, mais corpóreos; a outra trata de temas relacionados ao impalpável”, afirma a curadora.

Serviço
Exposição À vista – Paisagem em contorno, coletiva com Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo
Local: Galeria Fayga Ostrower (Complexo Cultural Funarte)/Eixo Monumental/ Setor de Divulgação Cultural/Brasília (DF)
Visitação: De 20 de abril a 4 de junho,  terça a domingo, das 10h às 21hEntrada franca
Classificação indicativa: livre
Informações ao público: 61 3322.2076, 3322.2029/ www.funarte.gov.br

Fonte: site Funarte, Aqui tem Diversão

Brasília, 19 de abril de 2017