Pois de tudo fica um pouco

Exposição revela talento de jovens fotógrafos surdos

Aprender a fotografar é aprender a escrever com a luz,  e jovens surdos de Brasília e do Distrito Federal tiveram essa oportunidade e agora vão mostrar o resultado da caminhada em um universo onde se revelam mais perspicazes e sensíveis que a maioria das pessoas. Desde 15 de março, o público brasiliense pode conferir na Galeria UnB (406 Norte), a exposição Pois de Tudo Fica um Pouco, que reúne trabalhos de alunos do projeto Linguagens, Olhares e Poéticas e  de fotógrafos convidados.

A mostra é composta por trabalhos de onze alunos do projeto, além de imagens das fotógrafas surdas, Lília Breco, de São Paulo, Candy, de Rosário, na Argentina.O projeto Linguagem, Olhares e Poéticas é uma realização do Plano Mais Cultura nas Universidades, do Ministério da Cultura. Nesse contexto, a proposta foi concebida pelo professor Kleber Aparecido (Departamento de Linguística  da UnB) para promover a divulgação da cultura surda e contribuir para o empoderamento dessa comunidade, por meio da fotografia.

A primeira parte do projeto, realizada no final de 2015, aconteceu no Centro de Excelência em Turismo da UnB. Alunos do nível iniciante e avançado tiveram aulas de fotografia com professores do Surdo Foto Clube. Em 2016, o curso foi transferido para a Escola Bilíngue, em Taguatinga, onde 11 estudantes também puderam aprender a técnica da fotografia e desenvolver um projeto documental tendo por tema a cultura surda.

A exposição marca, também, o aniversário de cinco anos do Instituto Surdo Foto Clube, que acumula uma série de ações e eventos para promoção e divulgação desta minoria linguística no Distrito Federal, que não ouve, mas fala com as mãos e com o corpo, por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

O trabalho desses jovens com a fotografia, tanto como arte e recurso visual para ler e entender o mundo, será registrado ainda em um livro a ser lançado ainda este ano. Só aguardar.

Exposição Pois de tudo fica um pouco
Local: Galeria UnB (406 Norte), Bloco B
Visitação: até 22 de março