Grandes da literatura

Ciclo de conferências discute obras de autores latino-americanos na UnB

María Kodama, viúva do escritor argentino Jorge Luis Borges, é a primeira convidada do ciclo de conferências públicas Grandes da literatura latino-americana, que tem início dia 19 de abril, no campus Darcy Ribeiro da UnB (Asa Norte).

Kodama, que tem velado com firmeza o legado do escritor, discorre dia 19/04, às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), sobre El Outro (O Outro), título de um conto borgiano. O ciclo prossegue até 14 de junho, todas as quartas-feiras, com a presença de diversos especialistas que vão analisar a obra de Borges, Pablo Neruda, Miguel Ángel Asturias, Gabriel García Márquez, Gabriela Mistral, Octavio Paz, José Martí e Mario Vargas Llosa. Entrada franca.


Maria Kodama. Foto: Carlos Rosillo

Kodama conheceu Borges, na sua juventude. Ela foi sua aluna, companheira de viagem e, poucos meses antes da morte do escritor, tornou-se sua esposa. Polêmicas à parte, ela tem lutado, incansavelmente,   pelo não esquecimento da obra de um dos autores mais brilhantes e respeitados do século passado. Ela criou e preside a Fundação Internacional Jorge Luis Borges, com sede na capital argentina.

Ela nasceu em Buenos Aires. Cursou a Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Desde os 16 anos,  estudou com Borges os idiomas anglo-saxão e islandês. Traduziu obras  desses dois idiomas  e escreveu prólogos para distintos autores. Proferiu conferências em diferentes universidades do mundo. Recebeu vários prêmios e distinções honoríficas, entre eles da França, Japão (Condecoração e Ordem do Sol Nascente  e Ordem dos Raios de Ouro e Prata), Museu Judeu de Buenos Aires (Premio Barón Hirsch) e Fundação Rossi (Prêmio Flor de Mulher 2017) e participou de diversas feiras de livros a nível mundial.

O evento é uma parceria das embaixadas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Peru, com o apoio do Instituto Cervantes, UnB (Instituto de Letras)  e Banco de  Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Serviço
Ciclo de Conferências Grandes da literatura latino-americana
Abertura Dia 19 de abril (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo)/ Campus Darcy Ribeiro Asa Norte
O Outro – Palestra sobre Jorge Luis Borges, com María Kodama

Programação

Local: Anfiteatro 09 (ICC Sul)

Hora: 19h

Dia 26 de abril (quarta-feira)

Vigência estética da obra de (Pablo) Neruda, pela doutora Elga Pérez Laborde (UnB)

Dia 3 de maio (quarta-feira)

Diversidade cultural latino-americana em seminário e desdobramentos na hipermodernidade, pelo doutor, professor da UnB e diretor da Biblioteca Nacional de  Brasília, Antonio Miranda

Dia 10 de maio (quarta-feira)

A força maia de (Miguel Ángel) Asturias, pelo doutor  Davi Pessoa Carneiro Barbosa (UERJ)

Dia 17 de maio (quarta-feira)

Gabriel García Márquez – O errante sem fim de um Nobel caribenho, pelo doutor Ariel Castillo Mier

Dia 24 de maio (quarta-feira)

Gabriela Mistral, ontem e hoje, pela doutora Ana Pizarro (Usach)

Dia 31 de maio (quarta-feira)

Obras essenciais do poeta e ensaísta Octavio paz, pelo doutor Anthony Stanton (El Colégio del México)

Dia 7 de junho (quarta-feira)

Vigência do pensamento político de José Martí em sua obra literária, pela doutora María Auxiliadora Cesar (UnB)

Dia 14 de junho (quarta-feira)

Mario Vargas Llosa: A guerra do fim do mundo, pelo doutor Wander Melo Miranda (UFMG)

Outras informações: 61 3966.7804/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: embaixadas da Argentina/México

Brasília, 12 de abril de 2017